DICAS DA ANA

Mundo Dibe

O que É MUNDO DIBE?

Toda segunda-feira postarei alguma dica de tudo o que faz parte do meu mundo - 🌍✌️👸🌟 #MundoDibe A pedidos de várias pessoas que se interessam em saber o que gosto de usar, fazer, dançar, ouvir, ler, comer, malhar... Enfim, resolvi então compartilhar com vocês um pouquinho das coisas que fazem parte do meu dia-a-dia: os meus hábitos, minhas manias, desejos, vontades, curisosidades... 🙈🙊 Contarei com mais detalhes a minha vida! 😝 #DicasDaAna 🙋💗 #SegundaAna Espero que gostem! 😉 Bjokas! 💋.

BENEFÍCIOS DO ABACATE

DICA #36

🌎👸🏼⭐️✌️️ Ei pessoal!! Hoje na #SegundaAna ✨ vou falar sobre os benefícios do abacate, uma fruta importantíssima para a nossa saúde mas ignorada por muitas pessoas que acham que vão engordar ao introduzí-lo na sua alimentação. 😬🙀 Gente, não é bem assim... tudo bem em dizer que ele é uma fonte rica em gorduras, porém são gorduras boas e importantes para o equilíbrio do nosso organismo - as saturadas, as monoinsaturadas (fundamentais para controlar o colesterol e reduzir as triglicérides) e as poli-insaturadas (ômega-6 e ômega-3). Além disso possui as vitaminas A, B, C, E e K e ainda sais minerais, como Cálcio, Ferro, Cobre, Magnésio, Potássio, Fósforo e Zinco. Ele fornece cerca de 180 calorias por 100 gramas do seu consumo e a quantidade de fibras presente no abacate também impressiona: 10g correspondem a 40% de toda a quantidade de fibra recomendada diariamente. 💥👉 Ainda é indicado para o tratamento de doenças cardiovasculares e prevenção das mesmas. Além de tudo isso, o consumo regular desta fruta pode ser considerada uma grande ajuda para o ganho de massa muscular porque promove a produção de GH (hormônio do crescimento) e aumenta os níveis de testosterona no nosso corpo. 💪👊 Tudo de bom, né? 😁👌🔝 Para saber mais sobre os variados benefícios do abacate, é só entrar lá no meu site: www.anadebiase.com.br e conferir a matéria completa que preparei com muito carinho pra vocês, referente a essa fruta tão preciosa para a nossa saúde. No entanto, hoje a #DicadaAna 🙋🏼💗 é uma #ReceitaDibe 🍴👅💦😋 uma maneira que eu acho deliciosa de se comer o abacate e foi minha mãe quem me ensinou e sempre fez pra mim e para as minhas irmãs desde quando éramos crianças. 😊😍 É simples, fácil e super rápida de preparar: coloque a polpa do abacate no prato, depois esprema meio limão e adicione uma colher (de sopa) de mel. 🍋🍯 Daí, é só misturar tudo (como se fosse uma banana amassada) e se deliciar!! Geralmente, é indicado o consumo máximo de meio abacate por dia. Eu, particularmente, costumo comer um inteiro, uma ou duas vezes por semana, não mais do que isso para não engordar! 👈☺️ Experimentem, saboreiem e usufruem esta maravilha essencial pra nossa saúde!

Benefícios:

1. Aumenta a absorção de Carotenóides: No organismo humano, os carotenóides (um grupo de nutrientes que inclui licopeno e beta-caroteno) atuam como antioxidante e precursores da vitamina A, que é essencial para a saúde ocular.

2. Poder anti-inflamatório: O benefício pode ser reconhecido pelo efeito positivo do abacate sobre o colesterol HDL, considerado colesterol bom, responsável pela proteção das artérias, e não pela destruição dessas. Ele pode auxiliar na dilatação das artérias e em diversas mudanças corporais benéficas para o funcionamento equilibrado e regular de seu organismo. Esse benefício do abacate é proporcionado pela vitamina E, que induz as gorduras a assumirem poder anti-inflamatório.

3. Reduz estresse: O abacate contém uma substância chamada glutationa, a qual reduz os efeitos do cortisol, hormônio característico do estresse. O excesso desse hormônio também dificulta o processo de redução de peso. A glutationa - que é um antioxidante importante na prevenção do envelhecimento, câncer e doenças cardíacas - também beneficia a desintoxicação de seu organismo e melhora o funcionamento de seu fígado, fazendo assim da melhor eliminação de toxinas mais um dos benefícios do abacate.

4. Melhora a saúde cardiovascular: Incluir o abacate a uma dieta balanceada tem mostrado ser eficaz na prevenção e combate a diversas doenças cardiovasculares, melhorando os níveis de colesterol ruim (LDL) e diminuindo o nível de estresse oxidativo na corrente sanguínea.

5. Anticâncer: A substância responsável por esse poder é a glutationa, que é capaz de agir como bloqueadora de pelo menos 30 agentes cancerígenos distintos. Pesquisas mostraram que certos compostos no abacate são capazes de procurar as células cancerosas, pré-cancerosas e destruí-las sem danificar as células saudáveis.

6. Controle do colesterol: O abacate proporciona o aumento do colesterol HDL, considerado o colesterol bom, e a redução do colesterol LDL, o colesterol ruim. A fruta é uma rica fonte em beta-sitosterol, um composto que tem sido mostrado em estudos que é capaz de reduzir os níveis de colesterol. Em pesquisas, 45 voluntários tiveram uma queda média em seu colesterol de 17% depois de comer abacate por apenas uma semana.

7. Fluxo intestinal regular: Sabemos que um intestino com fluxo regular é mantido com o consumo de muitos alimentos funcionais. O bom funcionamento do intestino é mais um dos benefícios do abacate, vindo das fibras contidas no fruto.

8. Inibe o apetite e emagrece: Os benefícios do abacate se estendem à perda de peso. Ele é extremamente rico em fibras, uma porção de 150g contém 10g desse nutriente que é essencial em dietas para emagrecimento, pois ajuda no funcionamento intestinal, confere saciedade por um tempo prolongado e ainda ajuda a reduzir picos de glicose e os níveis de colesterol sanguíneo. Uma pesquisa publicada no Nutrition Journal mostrou que pessoas que comeram metade de um abacate junto com a refeição do almoço tiveram 40% menos vontade de comer algumas horas depois. A inclusão de guacamole aos pratos das principais refeições também parece ter esse efeito. As gorduras monoinsaturadas, que são abundantes no abacate, são associadas à redução da gordura abdominal, que é a mais perigosa em termos de fator de risco para o desenvolvimento de doenças relacionadas ao sobrepeso. O abacate ainda contém baixa quantidade de carboidratos, além de ter um índice glicêmico bastante baixo. Isso evita picos de glicemia e insulina, cujo resultado rebote, após o armazenamento da glicose como glicogênio ou gordura, é o desencadeamento de mais fome. Assim, apesar da alta concentração de gorduras e calorias, ao adicionar o abacate a uma dieta adequada, ele irá te ajudar na perda de peso. Mas exige-se prudência em sua ingestão. Indica-se o consumo máximo de meio abacate por dia.

9. Regula a menstruação: Você pode utilizar o abacate para regular seu ciclo menstrual. Indica-se a ingestão de chás feitos com as flores por exemplo; você pode consumir em torno de 2 a 4 vezes durante o dia. Um ciclo menstrual sob controle proporcionará também a redução dos efeitos da TPM (tensão pré-menstrual).

10. Melhora a visão: Existem benefícios do abacate para a saúde de sua visão proporcionados pela vitamina A, além de ser uma das frutas mais ricas em carotenóide luteína. A luteína protege contra a degeneração macular e catarata, duas incapacitantes doenças oculares relacionadas à idade.

11. Proporciona melhor saúde a seus cabelos: Há benefícios do abacate também aos seus cabelos, você poderá livrar-se dos incômodos de caspas, proporcionar força a eles e ainda auxiliar na prevenção de calvice.

12. Sono garantido: O abacate pode ser o aliado que você buscava para conquistar as noites perfeitas de sono que precisava. As vitaminas de complexo B como a B3 são capazes de equilibrar os hormônios responsáveis pelo equilíbrio de substâncias responsáveis pelas atividades cerebrais do sono. O ácido fólico também alimenta neurotransmissores responsáveis pela saúde do sono.

13. Evita o envelhecimento precoce e trata a pele: O poder dos antioxidantes pode reduzir os efeitos maléficos causados pelos radicais livres à pele. A renovação constante das células oferece mais vitalidade e saúde aos seus tecidos. Sua pele poderá permanecer mais tempo hidratada e cheia de nutrientes. O óleo de abacate é muito procurado por esses benefícios do abacate. Você com certeza já viu inclusive receitas de máscaras caseiras de abacate para uma pele mais bonita. Isso se deve ao fato de que os nutrientes presentes na fruta, como as gorduras boas e as vitaminas ajudam a manter a hidratação da pele, a vitalidade e elasticidade. O ácido oleico ajuda a reduzir a irritação e vermelhidão da pele e melhorar a sua capacidade de reparação. A ingestão adequada desse ácido graxo ajuda a regular a produção de sebo pela pele, melhorando quadros de acne e pele oleosa. A Vitamina E e os carotenóides ajudam a evitar os danos oxidativos que levam à formação de rugas e linhas de expressão, e a vitamina C participa na produção de colágeno e elastina, os principais componentes estruturais da pele.

14. Ajuda na construção de massa muscular: Quando comparado às outras frutas, o abacate se destaca por oferecer 2 gramas de proteínas em 100 gramas da fruta. Como sabemos, as proteínas são fundamentais para o ganho de massa magra e hipertrofia. Um estudo submeteu por 3 semanas dois grupos a dois tipos de dieta, uma rica em gorduras saturadas (ácido palmítico) e a outra rica em gorduras monoinsaturadas (ácido oleico) que continham as mesmas quantidades de calorias. O resultado demonstrou que a disposição para atividade física foi quase 14% maior no grupo que seguiu a dieta rica em ácido oleico. Eles mantiveram um metabolismo mais acelerado após as refeições. Assim, o abacate ainda pode fornecer uma energia extra, a partir de fontes lipídicas muito saudáveis, para os treinos intensos requeridos para a construção de músculos. O consumo regular desse tipo de gordura também está associado a uma melhora na síntese de testosterona e hormônio do crescimento (GH), dois fatores importantes para a síntese proteica na musculatura, inclusive para mulheres. Se você buscar o ganho de massa magra, pode então adicionar o abacate ao seu plano alimentar, mas lembre-se de controlar o consumo.

15. O abacate ajuda a regular o metabolismo da glicose: Como já foi citado, o abacate contém uma baixa carga de carboidratos e um baixo índice glicêmico, o que minimiza a geração de picos de glicemia e insulina e por si só já são fatores que fazem com que ele seja um ótimo alimento para portadores de diabetes ou mesmo para não diabéticos que querem se beneficiar da manutenção de baixos níveis de açúcar no sangue. A presença de altas quantidades de fibras também é um fator que ajuda nesse controle. Além disso, o abacate é rico em vitamina K, que tem papel fundamental na coagulação sanguínea. Estudos indicam que pessoas que ingerem mais dessa vitamina têm chances 19% menores de desenvolver diabetes. Os voluntários foram acompanhados por 10 anos.

16. Bom para o Coração: A cada 100g de abacate tem 23% do valor diário recomendado de ácido fólico. Estudos mostram que pessoas que comem dietas ricas em folato têm uma incidência muito menor de doenças cardíacas do que aqueles que não o fazem. A vitamina E, gorduras monoinsaturadas e glutationa no abacate também são benéficas para o seu coração.

17. Ideal para o Cérebro: Os altos níveis de folato no abacate também são protetores contra derrames. As pessoas que comem dietas ricas em ácido fólico têm um risco muito menor de acidente vascular cerebral do que aqueles que não o fazem.

18. Melhor absorção de nutrientes: Em varias estudos descobriram que certos nutrientes são absorvidos melhor quando consumido com abacate. Em um estudo, quando os participantes comiam uma salada contendo abacate, eles absorveram cinco vezes a quantidade de carotenóides do que aqueles que não incluem o abacate.

Fonte de pesquisa: http://www.mundoboaforma.com.br/15-beneficios-do-abacate-para-que-serve-e-propriedades/#JRR4wzDQK43gUKWi.99